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Como obter testemunhos sinceros de clientes

Negócio Clientes

Comentários verdadeiros de clientes ajudam você a trabalhar melhor, mas obter testemunhos sinceros nem sempre é fácil. Continue lendo para descobrir nossas dicas para fazer com que os clientes falem

Obter testemunhos de qualidade dos clientes – alguns dos quais alguns se tornarão boas referências – pode ser difícil, uma vez que alguns clientes podem ter vergonha de fazer críticas ou elogios. Entretanto, fazer com que eles se abram sempre vale a pena para desenvolver os negócios.

 

Construa um relacionamento

Ao longo de um projeto, geralmente há tempo valioso para conhecer seu cliente. Mesmo que se encontrem durante apenas alguns minutos no início ou no fim do dia, discuta o trabalho, ofereça conselhos e escute as observações. Se o cliente não está no local, mantenha-o informado sobre o progresso com imagens enviadas por e-mail ou mensagem para ajudar a construir confiança. As pessoas se abrem muito mais com aquelas que conhecem e confiam do que com um estranho.

 

Se abra

É muito mais provável que os clientes forneçam testemunhos sinceros se acharem que você faria o mesmo por eles. Durante um projeto, esteja preparado para oferecer conselhos e avaliar o seu trabalho de forma justa.

 

Não se precipite

Quando o projeto estiver concluído, não se apresse para pedir comentários e, quando o fizer, dê tempo ao cliente para a resposta. Explique quão valiosa a avaliação dele é para você e peça para que leve o tempo que julgar necessário para responder.

 

Estimule respostas

Às vezes, uma pergunta direcionada ajuda a fazer com que o cliente fale, como "O que você achou do acabamento nos rodapés?" ou "Agora você pode ver o quarto com os móveis, você está feliz com o resultado da cor ?"

 

Dê espaço a eles

Embora seja sempre bom pedir as referências de clientes pessoalmente, é mais fácil conseguir críticas construtivas se não for cara a cara. Considere enviar questões de acompanhamento por e-mail, para que o cliente não se sinta desconfortável sobre apontar áreas de insatisfação. Algumas podem ser injustas e você pode corrigir os mal-entendidos com educação, mas não entre em discussão e sempre diga que está grato pelos comentários. Ocasionalmente, você obterá uma resposta que realmente o ajudará a melhorar as relações com clientes

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