Como criar contratos com clientes

Clientes    Trabalho

 

Um contrato transparente economiza horas de trabalho não remunerado e discussões


______________________

img1

Nesse contrato você precisa explicar o que será feito para o cliente, quando será feito e qual será o preço. Ele também deve esclarecer, de forma educada, o que não está incluso. Quanto mais detalhes você incluir por escrito, mais protegido você estará contra possíveis conflitos mais tarde. Os itens abaixo são essenciais para o contrato de trabalho.

 

Tempo

Indique quantos dias o trabalho deve durar e as datas de início e término combinadas com o cliente. Inclua também que tipo de acesso à propriedade você precisará e quando: se o acesso for reduzido, é importante esclarecer que o trabalho será mais longo.

 

Dinheiro

Inclua o preço final e uma discriminação detalhada para que os clientes saibam exatamente o destino do dinheiro: quanto custam os materiais, o trabalho, a contratação de equipamentos, etc. Inclua, se existirem, acordos de parcelamento – é sempre uma boa ideia ser pago em parcelas, ou pelo menos receber uma parte antes de iniciar o trabalho. Inclua detalhes sobre cobranças extras em caso de atraso no pagamento, junto com quanto deve ser pago se o cliente cancelar um contrato de pintura antes do término.

 

Escopo do trabalho

Um escopo do trabalho é um guia passo a passo para todas as tarefas envolvidas no projeto: trabalho de preparação, áreas de decoração, número de camadas, materiais utilizados e a limpeza. Seja claro sobre tudo que não pretende incluir, como a remoção de móveis.

 

Cores e acabamento

O contrato deve incluir os nomes ou os códigos exatos das cores a área e superfícies totais a serem pintadas, conforme combinado com o cliente, incluindo os acabamentos específicos. Também deixe claro se o custo da tinta está incluso no valor.

 

Termos e condições

Existem termos e condições que você sempre inclui? É interessante ter uma vaga para estacionar ou água corrente, tomadas e um banheiro? Não tenha medo de adicionar detalhes, mas lembre-se de que se trata de um contrato bilateral. Oferecer garantias e detalhes sobre a sua apólice de seguro também pode ajudar os clientes a se sentirem mais confortáveis.

img2
Buscando os dados, aguarde...