Como lidar com pagamentos atrasados

Negócio

 

Faturas não pagas não precisam causar dor de cabeça. Com um processo simples e contínuo, é possível economizar energia para a pintura


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Pagamentos atrasados afetam o fluxo de caixa e, quando você mesmo precisa correr atrás do dinheiro, as relações com os clientes são colocadas em risco. No entanto, existem formas simples para deixar o processo mais completo.

 

Declare os seus termos

Trace de forma clara os termos de pagamento em todos os contratos com o cliente. O padrão são 30 dias a partir do faturamento, e é melhor nunca começar um trabalho sem um contrato de cliente assinado. Também pode ser interessante incluir uma proposta de juros na fatura.

 

Lembretes do calendário

Se o pagamento não chegar dentro do prazo, é importante enviar um lembrete ao cliente assim que possível. Seja direto e educado com textos prontos, para que não precise repensar todas as vezes. Veja um exemplo:

 

Caro (nome do cliente),

 

Este é um lembrete sobre o vencimento da fatura a seguir

 

Data da fatura: (insira a data da fatura original)

Número da fatura: (insira o número da fatura)

Valor da fatura: (insira o valor da fatura)

 

Você poderia informar quando fará o pagamento?

 

Desde já agradeço.

 

Se tiver muitas faturas, pode ser útil definir lembretes na agenda para que possa correr atrás de uma fatura assim que ela vencer.

 

Proposta de conta

Se lembretes não funcionarem, lembre-se de acompanhar os e-mails com telefonemas educados – o próximo passo é emitir uma "proposta de conta". Isso é menos detalhado que uma fatura, mas deixa o cliente ciente sobre o total de pagamentos devidos.

 

Ainda esperando?

Reivindicações legais e agências de recuperação de dívidas devem ser a última opção, mas declarar os termos de pagamento desde o início pode ajudar. Uma taxa de juros legal sobre dívidas é definida na maioria dos países pelo banco nacional.

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