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Nunca mais faça trabalho não remunerado
Negócio
Aqueles pequenos pedidos de clientes podem acumular e é difícil encontrar o equilíbrio entre ir além e ter o lucro que o seu trabalho merece?
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As necessidades do cliente muitas vezes mudam ao longo de um trabalho, e é bem comum que um projeto cresça assim que os clientes percebam as mudanças positivas em suas casas. No entanto, conforme o escopo do trabalho aumenta, os honorários também devem simultaneamente...
Inclua os detalhes
Ignorar qualquer detalhe de um trabalho durante a etapa de planejamento pode custar dinheiro mais tarde, portanto o escopo do trabalho deve ser minucioso como parte do contrato com o cliente, para que você e o seu cliente possam consultá-lo durante o trabalho. Seja específico sobre as tintas (inclusive os códigos de cores e custos), o número de demãos, o trabalho de preparação e as áreas incluídas. Se um cliente pedir algo a mais, você pode explicar a diferença de preço e alterar o custo do projeto.
Mantenha os benefícios equlibrados
Qualquer coisa além do escopo do trabalho original significa um aumento no custo do projeto. Um pequeno favor, como um pequeno lixamento não planejado para preparar uma obra em madeira, pode ajudar a construir uma boa relação com o cliente. Contudo, é importante que os clientes valorizem o seu tempo de trabalho e quaisquer horas extras geralmente devem ser cobradas
Comunique com antecedência
Evite grandes surpresas para o cliente ao destacar as solicitações que vão além do acordo original. Uma conta maior que o esperado pode causar queixas, mas se você explicar que algo será mais caro antes de realizar o trabalho, esses problemas podem ser evitados. Envie um e-mail educado após cada conversa explicando exatamente quanto o trabalho extra acrescentará à conta e peça confirmação por e-mail.
Seja fiel ao escopo
Se o cliente achar que o trabalho extra deve ser incluído no custo do projeto, consulte o escopo do trabalho original. É aqui que os detalhes adicionais ajudarão. Qualquer coisa além do escopo deve custar mais e, se for grande o suficiente, pode ser orçada separadamente.
Saiba quando encerrar as atividades
O último recurso, evidentemente, é afastar-se de um trabalho. Se as exigências adicionais do cliente se tornam impraticáveis, não tenha medo de recorrer a isso. Nessas raras ocasiões, é importante ter uma divisão da fatura e receber parte do dinheiro do cliente com antecedência, para minimizar as perdas.